quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ministra do Meio Ambiente participa de debate sobre o Código Florestal no próximo dia 2


[Foto: Ministra de Meio Ambiente, 
Izabella Teixeira]
A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, confirmou participação em audiência pública conjunta das comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), no dia 2 de junho. O anúncio foi feito pelo presidente da CRA, senador Acir Gurgacz (PDT - RO), em reunião nesta quinta-feira (19).
Para Gurgacz e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da CMA, o debate com a ministra ganha maior relevância frente à discussão da reforma do Código Florestal Entenda o assunto em curso no Congresso e ao recente anúncio de aumento de desmatamento na Amazônia.
Estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado na quarta-feira (18), aponta o desmatamento de 593 quilômetros quadrados na Amazônia nos dois últimos meses, sendo 81% no Mato Grosso. Conforme informações do Ministério do Meio Ambiente, entre agosto de 2010 e abril de 2011, o desmatamento naquele estado cresceu 43%. Em toda a Amazônia, no mesmo período, o aumento da área desmatada foi de 27%.
Acir Gurgacz elogiou a atuação de Izabella Teixeira no enfrentamento do problema, adotando medidas que "separam o que é desmatamento ilegal e o que é desmatamento legal". Blairo Maggi (PR-MT) concordou que o governo não deve ser "complacente com os que estão errados". Para ele, o agronegócio não pode ficar refém "de meia dúzia de pessoas" que atuam contra os interesses da sociedade.

Nenhum comentário: