sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A disciplina de Educação Física reprova?


Sempre que o final do ano letivo se aproxima, o medo de repetir o ano assusta os alunos e principalmente os pais, que investem a própria vida no futuro da sua prole. Matemática, Português, Física, Química, Ciências Naturais, História e Geografia, são apenas algumas das disciplinas exigidas no PCN (documentos oficiais do MEC), que estão estabelecidas na LDB (Lei de Diretrizes e Base). Mas o que dizer das aulas de Educação Física, estas também estão incluídas nos parâmetros curriculares? Elas reprovam?

Durante anos as aulas de Educação Física estavam difundidas entre as estruturas de ensino de forma recreativa, sem uma real importância na formação dos discentes.

Em 1961, entretanto, com a criação da primeira LDB N° 4024, as aulas passaram a fazer parte da educação geral. Houve inúmeras experiências inovadoras no processo de educação formal. A Educação Física passou a se preocupar com a atitude postural adequada, com a coordenação sensorial motor, o refinamento dos sentidos, e o aumento da sensibilidade rítmica, favorecendo a co-educação, e o conhecimento dos costumes brasileiros. No entanto, a experiência não vingou e logo sofreu revezes devido ao regime implantado pelo governo militar.

Dez anos depois foi implementada a segunda LDB de N° 5692, que nomeou a Educação Física como disciplina, de orientações teóricas e de cunho prático, sem reprovação exceto por faltas. O programa recomendado para as aulas de Educação Física compreendia um conjunto de métodos de práticas esportivas que foram desenvolvidas meramente para alcançar o máximo de resistência e de eficiência individual.

Na implementação da terceira LDB em 1996, a disciplina de Educação Física ganhou novo destaque, deixou de fazer parte de uma disciplina integradora e se tornou importante na formação intelectual, moral e física do aluno. De acordo ao artigo 26, a Educação Física está integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa apenas nos cursos noturnos. Sendo assim, a Educação Física reprova sim.

Acredita-se hoje que o ensino tradicional ainda esta embutido no meio social, a Educação Física fez parte de um ensino integrado, de cunho complementar, visando apenas o desempenho físico. Entretanto, nos últimos anos, a disciplina de Educação Física desenrolou-se por diversas vertentes, ganhou novas ênfases e passou a fazer parte do currículo educacional. É preciso que gestores educacionais, professores e pais passem a ter conhecimento destes novos paradigmas e que possam juntos construir uma educação melhor para os jovens discentes.


Por Murilo Benevides

57 comentários:

Anônimo disse...

Tem certeza q reprova???

Anônimo disse...

nao sei...

Anônimo disse...

Sim, pois deixei de receber meu diploma de curso técnico integrado pois perdi uma nota de educação física.

Anônimo disse...

Isso é uma putaria. O aluno passa em todas as matérias, com mais de 90% de frequência e perde de ano por causa de educacão fisica?! País justo esse nosso.. Essas leis de merda! Prejudicam e atrasam a vida das pessoas.

Anônimo disse...

A Educação Física é comum como qualquer disciplina, nada mais justo reprovar! Caso o aluno reprovar é culpa do mesmo, que não demonstrou interesse, isto é, não esta preparado para avançar.

Anônimo disse...

Não acho justo e penso em uma criança muito inteligente só que fora do peso com certeza ela teria dificuldade para atender aos comandos do professor(a) isso levaria a reprovação o que daria muito ódio ao aluno e seus pais.

Anônimo disse...

É super justo..tem que reprovar...é uma disciplina igual as outras...Os professores fazem Faculdade...tem um preparo todo igual á qualquer outra matéria.. paga por isso, estuda e muito...

Para ser levado de qualquer jeito..!!!!!.
Isso sim é putaria..meu caro amigo...

Anônimo disse...

E incrível isso, esta é uma lei maravilhosa, faça cumprir o que se deve ser cumprido. O desenvolvimento físico e intelectual e muito
Importante. SIM O BRASIL E UM PAIS JUSTO, tanto com o físico quanto com o intelecto.

Anônimo disse...

Pelo amor de deus! Educacao fisica nao passa de uma materia que pode expor varios alunos a situacoes embaracosas na frente de seus colegas por apresentarem pouca aptidao para realizar alguns dos esportes propostos. Acho que ela deveria ser, no maximo, opcional. Como pode uma pessoa com um perfil de medico, que poderia facilmente passar em uma faculdade como a usp, deixar ser atrapalhada por uma coisa tao futil, tendo que repetir um ano que conseguiu apos tanto esforco e dedicacao? Alem do mais, a maioria dos adolescentes, mesmo nao apreciando a educacao fisica, fazem esportes a tarde de sua propria escolha e vontade! Sou a favor da atividade fisica, mas nao contra a vontade do aluno e de um meio que ele consiga ter uma rotina saudavel, sem ter que prejudicar sua moral, como acontece em varios casos.

Anônimo disse...

Que bom que o professor e formado. Ninguem esta falando de tirar os professores de seus postos, apenas deixar a materia opcional

Prof. Guilherme disse...

sou professor de educação física e pelo que eu entendi, por lei não reprova. Nossa matéria é só um passatempo, que os inteligentes aproveitam para aprender e os idiotas não percebem o quanto isso é importante para sua vida. Confira a lei em :
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb17_00.pdf

Larry_Luft disse...

Eu não acho justo, pois tive media em todas as materias e peguei exame apenas em ed.fisica. Pra mim essa materia seria de uma opção livre fazer ou não, pois o salario do professor não depende da gente,mesmo se ficarmos em algum canto da quadra, ele recebera...

Anônimo disse...

Sim é justo ... a educação física é muito importante para a nossa saúde ,vemos em jornais , revistas em todos os lugares , a atividade física tem que fazer parte de nossa vida para sempre , pois o que adianta ser inteligente e não conseguir andar , ou ter obesidade ou problemas do coração , me parece que a inteligência não se deve ser julgada com 10 em português e matemática e sim com deve -se julgadas através das escolhas que fazemos na vida .
ser for bom aluno , será bom em todas as disciplinas e pronto.

Anônimo disse...

Para todas as matérias deveriam reprovar : artes , inglês e educação física , todos professores devem ser valorizados , hoje em dia vemos alunos que não sabem nem ler direito e são preguiçosos e lerdos , não um pingo de educação , não respeitam seus pais , professores e autoridades , reformulem as regras da educação média 07 , três matérias reprovam , parem com aprovação automáticas .
Só para concluir tiro 10 em todas as matérias e amo educação física . Todo adolescente tem medo de se expor na frente dos amigos , mas mano ninguém é perfeito , a vida é cheia de desafio , nem sempre você vai fazer o que gosta , mas faça o possível para fazer o seu melhor . Cansei destas desculpas esfarrapadas , destes preguiçosos , fui REPROVADA ESTA GALERA PREGUIÇOSA :)

Anônimo disse...

é a pior coisa ser obrigatória a ed. fisica
faço espanhol de manhã
curso de mecanica em uma etec durante a tarde
e estudo no periodo noturno
a minha escola deixou a ed. fisica para o periodo da manha e nao posso ir e nao posso ser dispençado comprovando que faço curso no horário em questao pois isso nao vale... para ser dispensado teria que trabalhar nesse horario por no minimo 6 horas
ou seja irei repitir por faltas em ed. fisica mesmo passando nas outras matérias....
quem acha isso justo é um fdp pq se vc n tem nada pra fazer no horario pq e um vagabundo nao atrapalhe os que nao sao... ed. fisica deveria ser opicional se for aplicada fora do horario de aula

Anônimo disse...

Caro Prof. Guilherme, o endereço exposto pela Vsª senhoria é apenas um parecer, no qual o CNE despacha a decisão sobre a proposta de mudanças nas leis q tornam a disciplina de Educação Física obrigatória no Estado de Rondônia. Para comprovar o que a matéria exposta afirma é necessário acompanhar este endereço: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12962&Itemid=866

Anônimo disse...

Educação física é uma coisa muito légal , só q onde eu estudo é uma coisa totalmente sem graça , a professora só faz jogar a gente na quadra , temos vários recursos para praticar aulas de física , o problema é q nem isso fazemos , as únicas coisas q ela sabe fazer é mandar a gente jogar queimada ou futebol , e ainda tem a porra do problema de q meninos ñ podem jogar queimada e as meninas ñ podem jogar futebol...

Anônimo disse...

Q tal o professor e trabalhar em outro canto né isso sim é putaria

Anônimo disse...

������������

Unknown disse...

Isso é uma vergonha pois tenho 33 anos e na minha época as aulas de es. Física era dar varias voltas na quadra, hoje em dia deve ser o quê? Dançar funk... Ridículo. Matéria INÚTIL.

Unknown disse...

Complicado!!
É por isso q a disciplina está desvalorizada por causa desses maus profissionais

Unknown disse...

Complicado!!
É por isso q a disciplina está desvalorizada por causa desses maus profissionais

Unknown disse...

Educação física repete de ano ou não

Unknown disse...

Educação física repete de ano ou não

Anônimo disse...

Acho isso muito injusto, para mim mesmo pois tenho problemas no sangue e não posso me expor ao sol e nem me agitar pois começo a sentir muita penicação no meu sangue e minha educação fisica são sa 14:00 horas. Más em conpensação tiro apenas notas altas em todas as materias e se eu ficar reprovado por conta disso ficarei muito chateado.

Anônimo disse...

Mas se vc tem algum problema de saúde vc não é obrigado a participar das aulas de educação física.

Anônimo disse...

Sou aluna, tiro nota máxima quase sempre em todas as matérias e dificilmente falto. Porém, nunca manifestei vontade de fazer educação física, principalmente porque a professora é hostil e incoveniente... Passa pela minha cabeça no que vou usar (se não pretendo trabalhar com nada que tenha o menor vínculo com esportes) todas as regras de vôlei, futsal e handebol etc. Fazer educação física deveria ser opcional, porque ser torturado levando indiretas e perdendo nota porque não tem "jeito pra coisa" durante todo o período escolar é simplesmente ridículo e injusto. Pudera eu passar todo esse tempo que gasto com a professora ralhando comigo reforçar as matérias de português e matemática.

Anônimo disse...

Concordo plenamente.

wilson da silva felix disse...

Inútil são algumas pessoas

Anônimo disse...

Isso é injusto passei em todas as matérias e reprovei por causa de 0.1 ponto em Ed.física e o pior e que nem prova a gente fazia era só trabalhos que ele passava, ele nunca estava na quadra e quando estava ficava mexendo no celular e não fazia nada além disso!

Anônimo disse...

aos que falaram mal sobre á educação física digo isso... vocês não sabe o que um professor de educação física passa em sala de aula ou na sua formação sempre as aulas de outras disciplina tem destaque mais são elas que prepara vocês para vestibular concursos... na educação física tem muitos profissionais bons e sei que tem outros que acaba queimando outros professores, la na frente quando vocês tiverem com problemas de saúde, ou outros males no final das contas vocês vai atrás de um profissional de educação física. vão na praça fazer atividade física e lar terá um educador físico, na academia em tudo...

Anônimo disse...

Eu li que a Educação Física é algo fútil??? E a pessoa ainda menciona um futuro médico sendo atrapalhado por ela. Pensamento legal. Melhor e mais importante remediar que prevenir. Cada coisa!!! Precisamos de muitos médicos mesmo. A mente das pessoas tá cada vez mais doente.

Anônimo disse...

E a Educação Física não é obrigatória a quem possui qualquer problema de saúde, desde que munido de atestado médico (de preferência, sem ser falsificado, como o brasileiro gosta).

Anônimo disse...

As vezes você não faz a mínima ideia do que se passa na mente de uma pessoa e isso te torna um profissional de péssima qualidade pela falta de interesse em dialogar e ajudar o aluno

Apsara disse...

Vc nao precisa gostar da professora..e muito menos da disciplina.. A sua obrigacao como aluna é estudar a disciplina e ficar na media....

Unknown disse...

É uma putaria ed físixa reprova no ensino medio???se reprova em ed fisica reprova o ano todinho ????

Prof Paulo disse...

Sou prof. de Ed. Física e não espero que meus alunos venham a participar de uma Olimpíada. Se participarem, melhor para eles. Mas, o aluno que faz minha aula aprende mais sobre seu corpo e a necessidade das atividades físicas. Por conta disso, aprende também como se praticar alguns esportes. Isso faz com a aula de Ed. Física não seja uma matéria a ser descartada. Ela tem muita importância, sim. Se um aluno, com problemas de entendimento, achar que a Ed. Física, Inglês, Espanhol, Ed. Artística, Química... são descartáveis, o problema é dele. Eu cumpro com minha obrigação (que também é um prazer) e marco falta para quem não comparece. No final do ano, se o aluno atinge o nº de faltas que o reprova, eu cumpro a lei e paciência. Quem educa são os pais.

Unknown disse...

Educação nunca levou ninguen a lugar nenhum não melhorou o mundo,nada.Apenas serve para trazer lazer para as pessoas.Realmente deveria ser excluída e ser uma aula que se faz á tarde.Espero que Bolsonaro mude isso

Anônimo disse...

Li tanta merda e não vi o reprova/não reprova. Texto de bosta.

Unknown disse...

Cara sou um aluno do 8°ano e posso ser reprovado por não querer dançar. Isso é justo? Na minha concepção não pq eles n manda eu fazer um trabalho ou alguma coisa do gênero

Unknown disse...

Educação física n e como de antigamente n tinha grande importânciana aia educação era só pra cumprir tabela e faz exercício físico qe e um conhecimento muito importante hj está entre as disciplinas principais e tem mudado também a forma de trabalhar profissionais formados passando o qe de muito importante para os alunos o conhecimento com teorias e práticas

Unknown disse...

Verdade mesmo con concordo plenamente com vc educação e uma área de grande importância de devemos sim dividir com os alunos saúde e importante é temos qe ter o conhecimento pra que podemos anda mais saudáveis

Unknown disse...

Será que é mesmo
Mais so q nao

Raphaela disse...

Meu professor também é assim, não faz nada só manda a gente jogar,nao ensina nem as regras nem nada

Anônimo disse...

Eu odeio educação física e queria muito ter uma escolha de fazer ou não , não tenho jeito pra coisa , espero que mudem isso logo . Minha vontade é de nem andar de tanta raiva de educação física

Anônimo disse...

Por uns comentários aqui que a população brasileira vem caindo em qualidade de vida. Em comparação aos anos 70-80 triplicou o número de obesos e hipertensos. Por que? Porque brincam menos devido ao crescimento urbano e pouca atividade física. E a tendência é piorar. Ninguém vai reprovar porque não dançam ou porque é funk ou etc como disseram...e sim por não fazerem uma aula obrigatória como as outras. Simples assim. Hj em dia com as chamadas doenças modernas, como depressão,tdh, etc as atividades físicas são indicadas. Por que tanta gente procura academia,ou correm pelas ruas,fazem exercícios nas praças com indicação médica? Porque não fizeram ou não tiveram oportunidades... Um país com qualidade de vida economiza em gastos com saúde, as empresas ganham em produtividade... Coisas que os países do 1o mundo sabem bem. E por muitas opiniões aqui, vai demorar muito para melhorarmos...infelizmente.

Vanessa disse...

Educaçao Física. Cuida do seu corpo mostra o quanto é nos faz refletir o quanto é nescessario para nossa saùde. Deveriamos agradecer por termos uma disciplinas que nos permitem e nos ensinam a cuidar de nossa saùde nos orientando e ajudando a ter qualidade de vida. Se reprova ou não é o que menos importa...afinal quem está na escola deve acolher todas as materias como fonte de conhecimento para a vida. Nota é consequencia!


Mas que pensar se a educacao fisica reprova ou nao devemos pensar o quanto ela é importante para a nossa saúde ....fazer educacao física nao e questão de gosto. É uma necessidade HUMANA. Pensem nisso!

Anônimo disse...

ai os nerds fora de forma que nem eu se ferram >:<

Unknown disse...

É sério que eu estou lendo isso??!!! Brincadeira!

Anônimo disse...

Sinceramente Educação física é uma bosta, sempre que eu consigo eu não faço, mas pelo visto reprova então vou ter que fazer

Anônimo disse...

Concordo com a disciplina de educação física, e pra falara verdade até gosto porém defendo a ideia de que não pode ser apenas prova pratica que leva em conta a habilidade do aluno pois sabemos que nem sempre todos os alunos conseguem ter um desenvolvimento bom nas aulas, por isso que se existem x maneiras de avaliar um aluno como provas, trabalhos, apresentação, desenvolvimento de projeto e praticas.

Anônimo disse...

e aí, conseguiu o diploma?

Anônimo disse...

meu professor, acredite, de educação física já disse "professor não é carrasco". professor nenhum vai reprovar um aluno que tem dificuldade na mobilidade física, se é assim que você vê esses profissionais, revela mais sobre você do que sobre eles.

Anônimo disse...

concordo

Anônimo disse...

Sou Estudante de Educação Física, e concordo com a importância da disciplina de Educação Física, pois inserir aos alunos atividades que compreendam as limitações e a importância da cultura, porém percebo que os métodos avaliativos devem ser flexíveis, avaliar também as dificuldades individuais.

Anônimo disse...

Isso é ridiculo alguém não pode reprovar por causa desta disciplina

Anônimo disse...

Educação Física não reprova, quem se reprova é o aluno. É um componente curricular como os demais e tem que ser respeitado como tal, dificilmente um estudante não se interessa por esta aula, é aonde o aluno pode ser ele mesmo, quanto a alguns comentários sobre alunos sem aptidões físicas, não existe ser humano sem aptidão física, é só uma questão de educação e hábito e quanto aos que estão acima do peso mais um motivo para praticarem exercícios nesta aula e aprenderem a levar isso para além da escola, para as suas vidas, um mundo cada vez mais sedentário, doente e ainda tem gente que diz odiar educação física é de chorar.