sábado, 11 de agosto de 2012

11 de agosto: Dia da televisão


No dia 11 de agosto é celebrado o Dia da televisão. Aproveite a data para relembrar os momentos mais marcantes da história deste meio de comunicação que revolucionou o mundo.


No dia 11 de agosto comemora-se o  Dia da Televisão. Esta data serve para relembrar os momentos marcantes na história deste equipamento que revolucionou a comunicação, além do que permite uma reflexão sobre o papel da TV dentro da sociedade.
499664 11 de agosto Dia da televisão 11 de agosto: Dia da televisão
Depois que a televisão foi inventada, o mundo nunca mais foi o mesmo. (Foto:Divulgação)
A televisão é uma companheira da família, capaz de oferecer entretenimento e informação a todo o momento. Este veículo evoluiu ao longo do tempo, começou a apostar em novas tecnologias e conquistou os telespectadores com uma programação diversificada.
Considerada uma das principais invenções do século XX, a televisão modificou a forma como as pessoas veem o mundo. Os telejornais, as novelas e outros programas televisivos começaram a fazer parte da rotina das famílias que tinham TV em casa, além do que a programação sempre teve forte influência na formação de opinião, na construção do pensamento e na emoção.
Embora seja positiva em muitos aspectos, a televisão também tem seus pontos negativos. Quando o conteúdo transmitido é de baixa qualidade, ele pode fornecer péssimas influências para o telespectador, sobretudo quando se trata de uma criança. Os programas criados e transmitidos deacordo com a proposta da Indústria Cultural são capazes de alienar, incentivar um comportamento negativo e também comprometer o senso crítico do indivíduo.

Origem do dia da televisão

499664 11 de agosto Dia da televisão 3 11 de agosto: Dia da televisão
A data é uma homenagem a Santa Clara, padroeira da televisão. (Foto:Divulgação)
O dia 11 de agosto foi escolhido como o dia da televisão para homenagear Santa Clara, nascida nesta mesma data e considerada a padroeira desta invenção.
Santa Clara, quando estava no fim de sua vida e muito doente, não pôde participar de uma celebração de natal. Ela desejou muito acompanhar a liturgia, estando junto com suas irmãs. Foi então que algo milagroso aconteceu: Clara conseguiu assistir toda a cerimônia, sem sair do seu quarto. Graças a este episódio que representou um milagre divino, Santa Clara se tornou a primeira a assistir TV.

Um pouco sobre a história da televisão

A televisão possui um sistema eletrônico capaz de reproduzir imagens e sons de forma instantânea. Apesar de hoje o aparelho parecer simples e corriqueiro, há anos atrás sua criação foi extremamente demorada e complexa.
499664 11 de agosto Dia da televisão 2 11 de agosto: Dia da televisão
A TV se popularizou logo após a Segunda Guerra Mundial. (Foto:Divulgação)
Em 1923, Vladimir Zworykin, um inventor russo que vivia nos Estados Unidos, desenvolveu o tubo iconoscópico, que se tornou a base para o televisor. A primeira transmissão pelo equipamento foi acontecer três anos depois, mais precisamente em 26 de fevereiro de 1926. Para conquistar este feito, o engenheiro escocês John Logie Baird criou um modelo mecânico de televisão, que foi apresentado aos cientistas da Academia de Ciências Britânicas, em Londres, na Inglaterra.
televisor foi projetado durante a década de 20, mas somente em 1935 ele passou a ganhar espaço no mercado. Nesta época, para ver TV, as pessoas acompanhavam as transmissões em salas públicas. Depois da Segunda Guerra Mundial, o equipamento se popularizou e as pessoas começaram a ter mais renda para adquirir o novo meio de comunicação.
No Brasil, a televisão chegou em 1950 e impulsionou a criação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi. Quatro anos mais tarde, em 1954, o mundo conheceu a primeira televisão à cores, que tornou a experiência de assistir o conteúdo televisivo muito mais agradável e dinâmica. A evolução do meio de comunicação continuou e, em 1962, foi realizada a primeira transmissão via satélite de um continente para o outro, comprovando que o acesso a informação não tinha mais fronteiras.

Nenhum comentário: