quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Município de Ibicaraí quer benefícios do mineroduto da SAM

Os vereadores eleitos: Osaná, Ceone, Klaus, Adriana Assis, Flávio, Alam, este blogueiro, José de Sousa Reis (Gerante do Banco do Brasil), o vereador eleito Gilvá e o vereador reeleito Valter da Farmácia.
Os impactos econômicos, sociais e ambientais do Projeto Vale do Rio Pardo foram apresentados nesta quarta-feira (24), pelo diretor de relações institucionais da Sul Americana Metais - SAM, uma subsidiária da Votorantin Novos Negócios (VNN), Geraldo Magela Gomes, durante um encontro na Câmara de Vereadores de Ibicaraí, com o prefeito Lenildo Santana, os secretários de governo, Dr. Jailton Dias (Venerável da Loja Maçônica de Ibicaraí), Antonio Almeida de Farias Neto (representando i SAAE de Ibicaraí), Cláudio Santos (representando a Agroindústria do Jacarandá), os vereadores eleitos: Alan, Gilvá, Klaus Farias, Flávio Ramos, Osaná do Cajueiro, Ceone, Adriana Assis, além do vereador reeleito Valter da Farmácia e demais autoridades presentes e representadas.
        Geraldo Magela Gomes fez uma apresentação por slides da mineradora e explicou que o mineroduto tem o nome "PROJETO DO VALE DO RIO PARDO", e tem uma previsão para ser construído no final de 2013 e início de 2014, com um tempo máximo para construção. Margela ainda explicou que o mineroduto, nasce em Gromogol norte de Minas e vai até o porto sul em Ilhéus.
        Ainda disse Margela, que o duto é feito de aço especial e que o minério é bombardeados, sendo 70% de minério de ferro e 30% de água, no final do percurso, a água é drenada e embarcada apenas o minério, sendo a China o comprador de maior potencial, de acordo com Margela, a mão de obra sendo do carpinteiro, pedreiro, e ajudantes são contratados no local da obra, além de que trará recursos para os comerciantes locais a exemplo de padarias, supermercados, restaurantes, em fim, o comercio em geral.
        Em Ibicaraí, o mineroduto passará em uma faixa de seis quilômetros no distrito do Cajueiro Novo e Cajueiro Velho, e será enterrado em uma profundidade de 1,5 metros, sendo que o mineroduto evita transtornos para comunidades e reduz impacto para o meio ambiente. 
        O minério transportado pelo tubo é extremamente seguro, pois ele corre em tubos de aço, em baixo da terra e os agricultores podem utilizar a faixa de terra para tudo com exceção, de construção de casas e plantio de eucalipto.
     É preciso falar que a mineradora indenizará aos proprietários pelas benfeitorias que existirem por onde for passar o mineroduto, sem falar que a mineradora tem apoiado aos estados e municípios parceiros a exemplo: plantio de milho, festejos juninos, micareta, palestra ambiental junto às escolas e etc. 
O encontro foi bastante elucidadores, com direito a participações direta por parte dos presentes, por meio de perguntas aos palestrantes. Com Informações do Ibicaraí Política.
Fonte: Bahia Extra

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Morre em Londres, aos 95 anos, o historiador Eric Hobsbawm

Eric Hobsbawm, em foto de 1976; o historiador escreveu obras consideradas definitivas sobre a história moderna Foto: Getty Images

Um dos maiores historiadores do século XX e famoso marxista, Eric Hobsbawm morreu nesta segunda-feira em Londres, aos 95 anos, segundo um comunicado da família divulgado pelo jornal britânico The Guardian. Hobsbawm morreu no começo da manhã nesta segunda-feira no hospital Royal Free de Londres, onde estava internado.

Hobsbawm é autor de quatro volumes considerados definitivos sobre a história dos séculos XIX e XX, abordando a trajetória europeia da Revolução Francesa à queda da União Soviética, entre outras obras.

A tetralogia começa com a publicação de Era das Revoluções, que abrange o período de 1789 a 1848. Na sequência vêm A Era do Capital (1848-1875) e A Era dos Impérios (1875-1914). Em 1994 ele publica A Era dos Extremos, obra que abrange o período subsequente à Revolução Russa de 1917 à queda do regime soviético, em 1991.

Em suas obras, Hobsbawm defendeu o poder das ideias de Karl Marx para analisar o mundo contemporâneos. Seu compromisso com os princípios comunistas o converteram em uma figura controversa, especialmente por sua filiação ao Partido Comunista britânico - que continuou mesmo depois da invasão soviética na Hungria, em 1956.

Anos depois, ele disse que "nunca tentou diminuir o que aconteceu na Rússia", mas que acreditou, durante os primeiros anos de comunismo, que "um novo mundo estava nascendo em meio a sangue, lágrimas e horror: revolução, guerra civil fome. Obrigado ao Ocidente, nós tínhamos a ilusão de que mesmo este brutal sistema iria funcionar melhor do que o Ocidente. Era isso ou nada".

O historiador nasceu em uma família judia em Alexandria, no Egito, em 1917, e cresceu em Viena e Berlim antes de se mudar para Londres em 1933, ano em que Hitler subiu ao poder na Alemanha.

Ele estudou Marylebone, Kings College, Cambridge e se tornou professor na Universidade de Birkbeck em 1947, o começo de uma trajetória que culminou na reitoria da instituição.

Fonte: Terra