quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Como fazer um fichamento

Fichamento é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema. Para isso, é preciso usar fichas que facilitam a documentação e preparam a execução do trabalho. Não só, mas é também uma forma de estudar / assimilar criticamente os melhores texto / temas de sua formação acadêmico-profissional.
O fichamento elaborado pela nossa equipe apresenta os seguintes dados:
1. Indicação bibliográfica – mostrando a fonte da leitura (cf. ABNT)
2. Resumo – sintetizando o conteúdo da obra. Trabalho que se baseia no esquema (na introdução pode fazer uma pequena apresentação histórica ou ilustrativa).
3. Citações – apresentando as transcrições significativas da obra.
4. Comentários – expressando a compreensão crítica do texto, baseando-se ou não em outros autores e outras obras.
5. Ideação – colocando em destaque as novas idéias que surgiram durante a leitura reflexiva.
Se você tiver o livro será necessário enviá-lo pelo correio ou poderá optar por comprar o livro e após a elaboração do serviço o mesmo será enviado pelo correio para seu endereço. O material também poderá ser enviado por fax ou e-mail.

Conheça agora mesmo como desenvolvemos Resumos, acessando o arquivo abaixo.

Observação: Esses trabalhos foram colocados à disposição com permissão do cliente e o mesmo segue a formatação estipulado por ele.

Este texto foi estrado do site CONTEÚDO ACADÊMICO 

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Seminário promove discussão sobre cultura afro e indígena no Campus Itapetinga

O Campus Itapetinga do IF Baiano promove o I Seminário sobre Cultura Afro e Indígena nos dias 19 e 20 de novembro. O evento conta com uma programação variada, composta por mesas redondas, ciclo de oficinas, conferências e atividades culturais.
O objetivo do Seminário é ampliar as discussões sobre as temáticas afro e indígena na unidade, além de fomentar a reflexão acerca das questões identitárias e da discriminação racial no Brasil.
Conforme Rosemeire Oliveira Nascimento, professora e integrante da comissão organizadora do evento, esse seminário é importante por abrir a discussão sobre afrodescendências e também sobre outras identidades.  “As atividades do seminário são a culminância de uma série de outras atividades que estão acontecendo no campus. Como por exemplo, um dia de capacitação com os docentes sobre essa temática”, explica Nascimento.
Além dessas atividades, são desenvolvidas discussões dia a dia nas salas de aula sobre as questões de afrodescendência e das características indígenas na identidade brasileira.
Sobre o 20 de novembro
Nesse dia é comemorado o Dia da Consciência Negra no Brasil e é um momento dedicado ao debate sobre a inclusão sócio-racial do/a negro/a na sociedade contemporânea. A data coincide com a morte do mártir negro Zumbi dos Palmares – um dos ícones da resistência escrava no período colonial brasileiro.
Durante a semana do dia 20 de novembro, uma série de eventos é promovida em todo o país. E, seguindo essa posição política, o IF Baiano também está incluído no calendário de eventos que celebram a Consciência Negra.
Duas leis foram sancionadas pelo Ministério da Educação que obrigam o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e dos Povos Ameríndios em todas as escolas do país. As leis pretendem promover a educação das relações étnico-raciais. A lei n° 10.639 de 2003 foi alterada para incluir a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Indígena. Atualmente, a lei que determina essas diretrizes é a de n° 11.645 de 2008.
Rosemeire avalia a Lei que obriga o ensino da história da África nas escolas como algo que deve ser encarado não só como obrigatoriedade. Segundo ela, “a lei surgiu de muita luta das entidades e que, na verdade, ela vem acontecer agora como contemplação de todas essas batalhas que foram travadas por diversos setores da luta social”.

O que? I Seminário sobre Cultura Afro e Indígena
Onde? Campus Itapetinga
Quando? 19 e 20 de novembro
Quanto? Gratuito